segunda-feira, 5 de outubro de 2015

                              O COLEIRO LARANJEIRA PASSAROS...

QUINTA-FEIRA, 6 DE NOVEMBRO DE 2008



PARA TER UM COLEIRO:
Você deve pocurar um criatório comercial ou um criador amadorista que possa transferir um coleiro para você. No primeiro caso (criatório comercial), basta encontrar um e adquirir a ave, com sua nota fiscal. No segundo caso (criador amadorista), você deve se cadastrar na internet, no site do Sispass (www.ibama.gov.br/sispass), pagar o boleto com a anuidade, procurar alguém que queira transferir um coleiro e receber (via internet) a documentação do pássaro.
__________________________________________________________________________________


PARA REPRODUZIR UM COLEIRO:
Os coleiros se reproduzem de Outubro a Maio. Este é o período da natureza em que as aves se reproduzem. Não coloque um macho com uma fêmea na mesma gaiola. Somente deixe que eles compartilhem o mesmo ambiente durante a gala. Depois, separe os dois. Para que as chances de os dois "se aceitarem" sejam maiores, deixe ambos se escutando por um período (o macho escutando a fêmea e vice-versa). Assim, eles vão ficando preparados e incentivados para quando chegar o momento do cruzamento, da "gala".
__________________________________________________________________________________


PARA FORMAR UM COLEIRO:
Uma técnica de formar um coleiro é colocar um macho "professor" para ele escutar enquanto filhote. Quanto menor a diversidade de espécies que o criador tem, mais fácil fica de o coleiro aprender o canto do "professor". Caso o criador tenha outras espécies há riscos de o coleiro se confundir e misturar seu canto com o de outros pássaros. Nunca deixe o coleiro filhote vendo outros machos; nem o "professor". Ele só deve escutá-lo.
Mas há pessoas que não têm um "professor". Nestes casos, recomeda-se o uso de um CD para ensinar o coleiro. Estes CDs podem ser facilmente encontrados em lojas e sites especializados. O criador deve colocar o CD para o coleiro escutar em um volume moderado (não muito baixo que ele não escute; não muito alto que ele se sinta intimidado pelo CD).
Mesmo alguns mêses depois de aprender o canto do CD é recomendável deixar o CD tocando, pois o coleiro, até certa idade, tem a "cabeça mole", ou seja, pode pegar o canto de outras aves. Só depois de algum tempo é que o CD pode ser abandonado.
_________________________________________________________________________________


PARA ESQUENTAR UM COLEIRO:
Coleiros podem, no decorrar da vida, parar de cantar. Isso pode acontecer quando eles ficam doentes, quando ficam tristes, quando não são manuseados o suficiente, quando voltam da muda, quando estão com medo, quando viram ou ouviram outro macho que os intimidou, etc.
Há várias dicas para fazer um coleiro voltar a cantar, "esquentar" de novo. Você terá de descobrir o que vai fazer o seu "soltar o canto":
- Banhos de Sol.
- Banheiras com água.
- Lugares abertos, com barulho de natureza.
- Ouvir, à distância, um outro coleiro cantar (ou um CD)
- Ver ou escutar uma fêmea.
- Ficar pendurado em lugares interessantes (de forma que ele possa ver movimento).
Tudo isso coopera para o coleirinho cantar normalmente. CUIDADO para não cobrar que seu coleiro cante o ano inteiro. É quase consenso de que os coleiros só cantam de Setembro a Abril. Não force o seu bichinho a cantar entre Maio e Agosto, isso pode prejudicar a saúde dele e até fazer com que ele nem cante nos mêses em que deveria cantar. E nunca se esqueça: DÊ TEMPO AO TEMPO.
_________________________________________________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário